W Arte Telas e Molduras

W Arte Telas e Molduras

29/06/11

Para uma disposição correcta dos quadros na decoração, existe um grande número de truques essenciais que há que respeitar. Se seguirmos todos estes conselhos, conseguiremos esse resultado harmonioso que procuramos.

O erro principal que há que evitar, mas que é bastante comum, é colocar os quadros num mau lugar. Não devemos colocá-los nem demasiado altos nem demasiado baixos. A colocação correcta é a seguinte: a parte superior do quadro deve estar ao nível da vista. A explicação é lógica: os quadros estão colocados para serem observados, sem terem que forçar o pescoço a adoptar posições incómodas.

Claro que o ponto de referência deve ser à de uma pessoa de estatura média. Se tem vários quadros que quer colocar, a colocação em grupo de todos também é importante. Deves ter em conta a harmonia entre eles. Para a sua utilização correcta podem seguir estes três princípios básicos:

  • Estabelece uma harmonia utilizando os mesmos tipos de quadros: quadros antigos, de estilo contemporâneo, moderno, etc.
  • Reagrupa os quadros segundo a sua temática. Todos os quadros da mesma temática se agrupam juntos.
  • E por último, colocá-los seguindo uma ordem global: podes fazê-lo em circulo, em triangulo, em rectângulo vertical ou horizontal ou mediante uma alinhamento virtual.

Para este tipo de agrupamentos, deve-se respeitar a regra que: os quadros devem situar-se ao nível da visão.

Fonte: Casa & Decorações